O Programa Regional ALGARVE 2030 lançou novo aviso de concurso tendo em vista apoiar o desenvolvimento de novas ofertas formativas de nível técnico superior, alinhadas com a diversificação económica e a qualificação em novas áreas, designadamente transição climática e digital.
A Autoridade de Gestão do Programa Regional ALGARVE 2030, ciente que o desafio da diversificação da base económica regional só será efetivo se a região e as empresas dispuserem de recursos humanos qualificados, designadamente nas áreas de especialização que respondam a necessidades dos setores prioritários identificados pela Estratégia Regional, decidiu a abertura de novo aviso para apoiar a criação e desenvolvimento de novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), alinhados com a diversificação económica e a qualificação em novas áreas, designadamente transição climática e digital.
Para o Programa Regional ALGARVE 2030, a aposta nas qualificações de nível superior são a melhor garantia de convergência da região com o esforço que o país vem realizando, e condição necessária para a diversificação da base económica regional e para a melhoria da competitividade do nosso tecido empresarial.
Os CTeSP são formações de Ensino Superior de duração mais curta do que a licenciatura, com uma componente de formação geral, técnica e científica que permite capitalizar para percursos de nível superior, e que oferecem uma experiência prática, que se estende ao mercado de trabalho, através da realização de um estágio profissional.
Ao aviso de concurso ALGARVE-2023-9, podem concorrer as instituições de ensino superior públicas, legalmente habilitadas para a oferta dos cursos TeSP, ou seja, as instituições de ensino superior politécnico e as unidades orgânicas do ensino superior politécnico integradas em instituições públicas de ensino superior universitário.
Com uma dotação de 1,2 Milhões de Euros, em Fundo (FSE+), o financiamento será atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável e cobrirá, durante um período máximo de 28 meses, os custos de funcionamento dos cursos, na modalidade de custo unitário.
O prazo de candidatura termina a 14 de dezembro.
No Programa Regional Algarve 2030, o apoio à Formação Superior, enquadra-se no Objetivo de Política 4 – Um Algarve mais Social, com uma dotação indicativa superior a Dezassete Milhões de Euros, em Fundo.
Para concorrer e saber mais, consulte os avisos aqui ou no Balcão dos Fundos.