Host Lab é um projeto inédito da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo do Algarve (ESGHT), que tem por missão criar iguarias inovadoras, “…produtos e serviços novos e empolgantes que mostrem a beleza e a diversidade da Dieta Mediterrânica, promovendo a sustentabilidade e o património local”, tal como explicam no respetivo website.
A ideia de criar um laboratório de cozinha era uma ambição que já vinha de longe, conta Alexandra Gonçalves, “desde a criação do curso de Gestão Hoteleira, que já tem 36 anos”.
Com o apoio de fundos europeus do CRESC ALGARVE 2020, que rondou os 600 mil euros, o Host Lab foi criado em 2021, com a participação do Instituto Superior de Engenharia na componente da investigação e desenvolvimento alimentar. Em julho 2022 era inaugurado já com novas iguarias a meio caminho de serem apresentadas.
A criação de um segundo laboratório está nos planos da ESGHT, para tal “a Universidade do Algarve está a preparar uma candidatura ao ALGARVE 2030 para a criação de um UAlg Tec Med, à semelhança daquilo que foi feito na área das tecnologias, e a tentar transformar um edifício, que era a antiga Casa do Reitor, para esse efeito”, diz Alexandra Gonçalves.
Leia aqui a reportagem completa do Jornal Dinheiro Vivo:
Missão Host Lab: trazer a dieta mediterrânica até ao século XXI (dinheirovivo.pt)