Realizou-se nesta terça-feira, dia 26 de novembro, em São Brás de Alportel, a quinta reunião do Comité de Acompanhamento do Programa Regional ALGARVE 2030.
A ordem dos trabalhos integrou a apresentação dos resultados alcançados no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, o ponto de situação do Programa Regional ALGARVE 2030, e a reflexão e indicação dos próximos passos no âmbito da Revisão Intercalar do Algarve 2030 a realizar até final do 1º trimestre de 2025, definindo-se prioridades.
Os temas da água, das qualificações e área social centraram a discussão entre os membros.
Para além dos membros do Comité de Acompanhamento do Algarve 2030, que integra cerca de seis dezenas de representantes de diversas entidades nacionais e regionais, a reunião contou com a participação de representantes dos serviços da DG Régio e DG Emprego da Comissão Europeia e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, entidade nacional responsável pela coordenação técnica de implementação dos Fundos Europeus.
No âmbito da presença dos representantes da Comissão Europeia na região, para a 5ªa reunião do Comité de Acompanhamento do Programa Regional Algarve 2030, foram realizadas visitas a projetos apoiados, quer pelo anterior programa CRESC Algarve 2020 quer pelo atual programa ALGARVE 2030, nomeadamente:
- Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Quarteira, tendo reunido com Direção do Agrupamento e coordenadores dos diversos projetos, com foco na intervenção desenvolvida no âmbito dos territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP), numa escola multicultural que conta com alunos de 36 diferentes nacionalidades.
- MAPS – Movimento de Apoio às Problemáticas Sociais, com foco nos projetos dedicados às pessoas em condição de sem abrigo, tendo reunido com a direção da entidade.
- Universidade do Algarve/ Campus da Penha onde reuniram com vice-reitor e pró-reitor, com incidência na transferência de conhecimento para as empresas, bem como na promoção das qualificações através dos cursos técnicos superiores profissionais (CTesP).
- Empresa Rat Rig, dedicada à fabricação e distribuição de peças OpenBuilds usadas para compor kits com os quais os clientes podem construir vários tipos de estruturas, que beneficiou do apoio da iniciativa + Coeso e que já se candidatou aos investimentos de base territorial no presente quadro de programação.