No âmbito da iniciativa “Os Fundos Europeus na minha Região”, a Autoridade de Gestão do Programa Regional do Algarve 2030, dá continuidade à sua iniciativa “Dias Abertos”, abrindo as portas a vários projetos financiados por fundos europeus na região.
A Estrutura Residencial e Centro de Dia – ALZHEIMER, em Castro Marim, será o próximo projeto a abrir as suas portas, no dia 6 de fevereiro de 2025, para dar oportunidade a todos os cidadãos que queiram conhecer e visitar esta estrutura.
Trata-se de um projeto pioneiro no apoio à saúde mental em Portugal, a primeira unidade a Sul do Tejo e uma das primeiras do País.
Incluída no Plano de Ação da ARU e do PARU, foi financiada em mais de 1,5M de euros pelos Fundos Europeus, no âmbito do programa PO CRESC Algarve 2020, somados ao milhão de euros de apoio do Município de Castro Marim, tendo o restante montante sido assumido pela Santa Casa da Misericórdia.
Este projeto visou a construção de um edifício que se destina a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a 70 pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), incorporando uma unidade de reabilitação e serviços de saúde especializados.
Vocacionado para o tratamento de doentes de Alzheimer e outras demências, permitiu ainda, desenvolver um trabalho especializado de investigação, análise e avaliação das melhores estratégias e práticas na abordagem à doença, bem como tratar e cuidar 30 utentes na Unidade de Centro de Dia e ainda criar uma Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as famílias.
Os Dias Abertos têm como objetivo sensibilizar e incentivar os cidadãos a descobrirem projetos financiados pela União Europeia perto do local onde vivem, evidenciando a importância dos fundos europeus para o desenvolvimento regional.
Esta iniciativa conta com o apoio do Município de Castro Marim e da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, pretendendo destacar como exemplo de boa aplicação dos fundos europeus, e evidenciar como no Algarve se Faz Bem.
A participação é sujeita a Inscrição obrigatória.