O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História em destaque no “Europa à Porta” da RTP

18 de Março, 2025

No dia 15 de março, o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História esteve em destaque no  “Europa à Porta” um programa da RTP que dá a conhecer projetos apoiados pelos fundos europeus.

O Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História, resulta da reabilitação dos antigos celeiros de Vila do Bispo, agora transformados num equipamento público de ação cultural, que permite conhecer o património cultural e natural do concelho através do seu percurso museológico.

O espaço do Museu foi concebido para o público em geral, baseado na interação entre o Território, o Homem e a História/Natureza de forma a criar uma exposição de qualidade, envolvente, atrativa e inovadora, disponibilizando os conteúdos com cenários imersivos através de diversos meios e recursos tecnológicos. Pretende preservar a História e a Memória de uma Comunidade, divulgando o Território e conquistando novos públicos turísticos através de ações de interpretação do património/conservação da natureza, da biodiversidade e da paisagem. O visitante do Museu pode interagir de uma forma sensorial e emotiva com conteúdos que o levarão a desejar explorar e conhecer melhor este território, as suas gentes, os seus recursos e atividades.

A nova sede de investigação, conservação, valorização e divulgação do património de Vila do Bispo contou com um investimento superior a 2 milhões e 900 mil euros, dos quais 1 milhão e 981 mil euros atribuídos através do programa CRESC ALGARVE 2020.

Ao longo desta série, promovida pela RTP com o apoio do ALGARVE 2030, poderá ficar a conhecer diversos projetos da região do ALGARVE apoiados pelos Fundos Europeus.

 Não perca os próximos episódios do “Europa à Porta”, todos os sábados, às 20h30, na RTP 3.

Assista ao episódio aqui: https://www.rtp.pt/play/p14639/e835007/europa-a-porta

Reveja todos os episódios aqui: https://www.rtp.pt/play/p14639/europa-a-porta

Foto: design.museaward.com

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos