Esta categoria distingue projetos que promovem o desenvolvimento a nível local, a coesão social e territorial, e o desenvolvimento urbano sustentável.
O júri desta edição inclui três especialistas nas áreas da juventude, desenvolvimento territorial e jornalismo comunitário:
- João Wengrovius Meneses – Professor universitário e ex-Secretário de Estado da Juventude e Desporto (novembro de 2015 a abril de 2016) no XXI Governo Constitucional. Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e Mestre pelo ISCTE-IUL. Foi também diretor executivo do Mouraria Creative Hub e coordenador do Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária (Mouraria),
- Bento Rosado – Antigo professor e investigador em Desenvolvimento Regional, licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora. Exerceu funções de vice-presidente na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e administrou projetos ligados ao desenvolvimento local, como a Gestalqueva e o centro tecnológico CEVALOR. Lecionou Economia e Desenvolvimento Regional na Universidade de Évora e no ISEG,
- Delfim Machado – Jornalista no Jornal de Notícias (JN), com cobertura regular do desenvolvimento local, políticas públicas e notícias comunitárias. Destaca-se pela análise aprofundada de temas como a coesão territorial, habitação social e iniciativas de sustentabilidade urbana em Portugal.
Em breve revelaremos os projetos finalistas desta categoria!