O Programa Regional Algarve 2030, tem aberto um aviso convite (ALGARVE-2024-58) para que os Municípios do Algarve submetam candidaturas de mais 40 milhões de euros em investimento elegível em obras do ciclo urbano da água em baixa.
Neste dia em que se assinala o Dia Nacional da Água, queremos destacar serem financiadas operações que promovam:
- Alargamento da cobertura do saneamento;
- Construção e recuperação de infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento;
- Reabilitação e construção de infraestruturas para a redução de intrusão salina nos sistemas urbanos centrais;
- Construção e reabilitação de infraestruturas de ligação de água associados à ausência ou deficiente funcionamento da rede pública.
A submissão destas candidaturas e o acelerar da execução das obras de gestão inteligente da água é um eixo estratégico da política regional de resiliência hídrica do Algarve. A CCDR Algarve, no âmbito da sua missão de gestão dos fundos europeus da coesão na dimensão regional, em articulação com AMAL, está igualmente a propor mais verbas de fundos europeus para o ciclo urbano da água, no quadro da reprogramação em curso do Portugal 2030, visando alcançar maior eficiência e reduzir perdas no uso da água, bem como intervir nos efeitos da intrusão salina.
Estes investimentos são de primordial importância para que a região execute em pleno as verbas disponíveis para o ano 2025.
Mais informações aqui.