O Algarve está representado pelo projeto Estrutura Residencial e Centro de Dia “JOSÉ CABRITA, Alzheimer e Demências”, em Castro Marim, na categoria dedicada à inovação social e ao impacto na qualidade de vida das populações, no Prémio dos Fundos Europeus destinado a reforçar a importância da aplicação dos fundos comunitários e a aproximar os cidadãos dos projetos que transformam o território.
É um projeto verdadeiramente pioneiro em Portugal: a primeira unidade a sul do Tejo e uma das primeiras em todo o país dedicada ao acolhimento, tratamento especializado e acompanhamento de pessoas com perturbação neurocognitiva (demência), com especial foco na Doença de Alzheimer.
Financiado pelos Fundos Europeus através do PO CRESC Algarve 2020 em mais de 1,5M€, complementado por 1M€ do Município de Castro Marim e pelo investimento da Santa Casa da Misericórdia, este projeto permitiu construir uma infraestrutura única, capaz de:
- acolher 70 residentes em permanência ou estadias temporárias;
- tratar e acompanhar 30 utentes no Centro de Dia;
- integrar unidades de reabilitação e serviços especializados de saúde;
- desenvolver investigação, práticas inovadoras e apoio às famílias;
- promover a autonomia e a qualidade de vida de pessoas com demência.
O grande vencedor será anunciado durante a Mostra dos Fundos Europeus, a qual decorre entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2025, no Convento de São Francisco, em Coimbra, iniciativa que destaca vários projetos emblemáticos financiados na região e dá visibilidade ao impacto que os investimentos da União Europeia têm no país.
A “Estrutura Residencial e Centro de Dia “JOSÉ CABRITA, Alzheimer e Demências”, em Castro Marim é um projeto único no país, exemplar no impacto social, nas respostas sociais inovadoras, humanizadas e absolutamente necessárias. Exemplo, também, da boa utilização dos Fundos Europeus e na diferença que fazem na vida das pessoas.
VOTE e PARTILHE!
