A Comissão Europeia lançou a iniciativa “Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa” (STEP), visando mobilizar e identificar oportunidades em onze programas de financiamento da União Europeia destinadas a apoiar três setores estratégicos: tecnologias digitais e inovação de ponta, tecnologias limpas e eficientes em termos de recursos e biotecnologias.
Concebido para simplificar o processo de procura e obtenção de financiamento para projetos de elevada qualidade, o portal STEP decorre do novo regulamento com a mesma designação, que entrou em vigor em 1 de março de 2024, e visa reforçar a competitividade industrial e a soberania da União Europeia (EU), financiando o desenvolvimento e o fabrico de tecnologias críticas na UE, reforçando as suas cadeias de valor e reduzindo a escassez de mão-de-obra e competências necessárias.
Para maximizar o investimento, os projetos elegíveis de elevada qualidade receberão um “Selo STEP” ou “Selo de soberania”, destacando a sua excelência e valor estratégico.
Neste contexto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I.P. promoveu nesta segunda-feira uma reunião de trabalho sobre esta iniciativa europeia, divulgando a informação disponível e concertando os seus contributos para as próximas etapas.