Cofinanciados pelos Fundos Europeus geridos na Região, o Centro Interpretativo, o Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce e o Passadiço do Barranco do Demo, em Alferce, são os projetos do Algarve em destaque no programa, desta semana, “Europa à Porta” da RTP.
Com o objetivo de valorizar o património cultural, especialmente histórico-arqueológico, e contribuir para uma maior atração turística e consequente dinâmica sócio-económica, na Freguesia de Alferce, foi criado o Centro Interpretativo do Castelo de Alferce e um percurso pedonal que interliga com o Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo (classificado desde 2013 como Sítio de Interesse Público), através da construção de um passadiço no Barranco do Demo.
Estes projetos, com um Investimento total de aproximadamente meio milhão de euros, comparticipado a 90% pelos Fundos Europeus, através do Programa CRESC ALGARVE 2020, contribuíram para a viabilização de atividades económicas, criação de emprego e fixação de população combatendo o despovoamento humano. Desta forma é valorizado o património cultural material e imaterial; e é incutindo nos jovens, nos idosos e na população em geral a sensibilização e o conhecimento sobre o património histórico-arquelógico e natural da freguesia de Alferce.
Estes projetos são de iniciativa da Freguesia de Alferce com o apoio do Município de Monchique e do Programa Operacional Regional do ALGARVE 2020, no âmbito do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE – Prioridade 2) com uma contribuição prevista para a valorização dos recursos endógenos “Património Histórico”, no bloco de recursos “Património Cultural”.
De destacar que, decorrente destes investimentos, em pouco mais de um ano, a Freguesia de Alferce já recebeu mais de 300 mil visitantes.
O programa “Europa à Porta” da RTP, foi conhecer de perto os projetos que forneceram à Freguesia de Alferce, território serrano no Concelho de Monchique, um novo polo de atração turística como complemento à oferta de atividades e elementos de interesse para melhor conhecimento do território em causa.
Todas as semanas a RTP vai percorrer Portugal e perceber para que servem os fundos europeus.
Ao longo desta série, promovida pela RTP com o apoio do ALGARVE 2030, poderá ficar a conhecer diversos projetos da região do ALGARVE apoiados pelos Fundos Europeus.
Não perca os próximos episódios do “Europa à Porta”, sábados, 20h30, na RTP 3.
Reveja todos os episódios aqui: https://www.rtp.pt/play/p14639/europa-a-porta