Bordeira, na freguesia de Sta. Bárbara de Nexe, tem desde sexta-feira passada (19 de setembro), um novo e qualificado espaço ao serviço da comunidade e do território: um Centro Cultural e de Inovação dedicado ao acordeão e à cantaria, dois símbolos identitários da região.
Mais do que um edifício, este novo centro pretende ser um *motor de inovação, criatividade e coesão territorial*, valorizando os recursos endógenos e promovendo o desenvolvimento local. Um espaço que promete dar nova vida à cultura, à criatividade e à participação da comunidade.
Este projeto do Município de Faro, foi financiado por fundos europeus no âmbito do CRESC Algarve 2020 e do Programa Regional ALGARVE 2030, com um investimento total de 2 312 569,68 €, dos quais 2 081 312,74 € foram comparticipados por fundos da União Europeia, no quadro do PADRE – Plano de Ação e Desenvolvimento de Recursos Endógenos.
Um exemplo claro de como os fundos europeus estão a transformar o Algarve, promovendo a cultura, a inovação e a identidade local.