Foi inaugurada, em Marmelete (Monchique), a nova Área de Serviço de Autocaravanismo – Asa de Marmelete, a oitava infraestrutura que integra a Rota Serrana de Autocaravanismo do Algarve, um projeto financiado por Fundos Europeus geridos na região no Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, no âmbito do PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.
Da responsabilidade da Junta de Freguesia de Marmelete, com o apoio do Município de Monchique, o investimento, com um valor elegível de 361.300 euros e financiamento aprovado de 252.910 euros, vem consolidar uma rede de equipamentos de apoio ao autocaravanismo no interior do Algarve, promovendo a mobilidade turística sustentável, a atratividade dos territórios de baixa densidade e a visitação ligada ao património natural e cultural.
Com esta área de serviço, a rota passa a ligar oito localidades do interior algarvio — Alcoutim, São Brás de Alportel, Ameixial, Salir, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Alferce e, agora, Marmelete — oferecendo uma rede articulada de Áreas de Serviço de Autocaravanismo ao serviço de residentes e visitantes.
A Rota Serrana de Autocaravanismo tem como objetivo criar e articular diversas áreas de serviço e acolhimento, capazes de responder ao crescente interesse de turistas nacionais e internacionais pelo autocaravanismo. Em Marmelete, os visitantes passam a dispor de uma infraestrutura moderna e equipada, preparada para apoiar a permanência dos autocaravanistas e potenciar a descoberta de recursos únicos da Serra de Monchique, complementada com um financiamento do Turismo de Portugal.
Este projeto representa mais do que a criação de infraestruturas de apoio: é um convite à descoberta do que de mais autêntico o interior algarvio tem para oferecer. Através da plataforma online da Rota Serrana de Autocaravanismo, desenvolvida pela Associação In Loco, com o apoio da AMAL da CCDR Algarve e do Turismo do Algarve os viajantes podem planear itinerários, descobrir produtos locais, artesanato, gastronomia, alojamento, património, comércio e eventos de cada território.
Com a abertura da Asa de Marmelete, a rede da Rota Serrana de Autocaravanismo dá mais um passo no reforço da sua cobertura territorial, alargando a oferta de serviços e contribuindo para um Algarve mais diversificado, inclusivo e atrativo ao longo de todo o ano.
A cerimónia de abertura contou com a presença da Associação de Autocaravanistas do Algarve e foi um momento simbólico que assinalou o culminar de um percurso exigente, ultrapassado graças ao trabalho colaborativo entre autarquias, associações e comunidades locais. O Presidente da Câmara Municipal de Monchique sublinhou a importância do projeto e agradeceu o empenho de todos os intervenientes, destacando o papel determinante da CCDR Algarve no apoio e concretização da iniciativa.
O Presidente da CCDR Algarve e da Autoridade de Gestão do PR Algarve 2030, José Apolinário reforçou ser “a Rota Serrana de Autocaravanismo um exemplo de como os fundos europeus podem contribuir para o reforço da resiliência dos territórios do interior, promovendo a sua atratividade e captando visitantes conscientes e interessados num turismo mais sustentável”. Defendeu ainda a promoção integrada e conjunta dos valores naturais e culturais em torno da Estrada Nacional 124, entre Porto de Lagos e Alcoutim e a Estrada Nacional 267, entre Aljezur, Monchique e São Marcos da Serra.
No âmbito do Programa Regional ALGARVE 2030 encontra-se já aberto o novo aviso de concurso PADRE II, destinado a apoiar iniciativas que valorizem os recursos endógenos da região e reforcem o desenvolvimento sustentável dos territórios de baixa densidade, oportunidade para consolidar e alargar a rota serrana de Autocaravanismo do Algarve.
Mais informações estão disponíveis em: Aviso PADRE II – Algarve 2030
Créditos fotográficos, Daniel Rodrigues – IN LOCO