Até 31 de março de 2025 poderão ser submetidas as candidaturas aos avisos “Infraestruturas e equipamentos tecnológicos” com o código ALGARVE-2024-70, e “Incubadoras de Base Tecnológica” com o código ALGARVE-2024-71, ambos com o objetivo específico de promover a investigação e a inovação. o aviso “SACCCT – Infraestruturas e equipamentos científicos” com o ALGARVE-2024-72, para apoio a projetos de investimento em infraestruturas e equipamentos científicos prioritários para a implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) no Algarve.
O aviso Infraestruturas e equipamentos tecnológicos, apoia a criação, qualificação ou expansão de infraestruturas tecnológicas centradas no apoio à transferência e valorização do conhecimento, prioritárias para a implementação das prioridades regionais definidas nas Estratégias de Especialização Inteligente, que respondam às necessidades em diferentes fases no ciclo de inovação e de maturidade tecnológica. Conta com uma dotação total de 3.000.000,00 de euros.
No que respeita ao aviso Incubadoras de Base Tecnológica, apoia as infraestruturas constituídas por espaços de acolhimento, organizados e estabelecidos com o objetivo principal de acelerar e sistematizar o processo de criação e desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica, prioritárias para a implementação das prioridades regionais definidas nas Estratégias de Especialização Inteligente, que respondam às necessidades em diferentes fases no ciclo de inovação e de maturidade tecnológica, nos domínios do turismo; saúde bem-estar e longevidade; recursos endógenos terrestres; sustentabilidade ambiental; digitalização e TIC. A sua dotação é de 1.000.000,00 de euros.
Em ambos os avisos poderão candidatar-se as Instituições do ensino superior e seus institutos; Instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de demonstração e transferência tecnológica; Entidades gestoras de parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica; Outras entidades públicas, incluindo municípios no âmbito das suas atribuições, mediante protocolo ou outras formas de cooperação com as entidades beneficiárias identificadas nas alíneas anteriores.
Relativamente ao aviso “SACCCT – Infraestruturas e equipamentos científicos”, serão apoiados projetos de investimento em infraestruturas e equipamentos científicos prioritários para o desenvolvimento e a implementação de infraestruturas de investigação enquadraras na EREI Algarve e respetivo sistema regional de inovação ou ecossistema de inovação. Neste sentido, de acordo com as prioridades definidas pelo Conselho de Inovação da Região do Algarve, estas infraestruturas devem contribuir para a dinamização dos seguintes domínios: economia do mar; saúde, bem-estar e longevidade; sustentabilidade ambiental e digitalização e TIC.
No âmbito do presente aviso poderão candidatar-se: – Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D; – Laboratórios do Estado, Laboratórios Associados ou internacionais com a sede em Portugal; – Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, incluindo Laboratórios Colaborativos (CoLab) e Centros de Tecnologia e Inovação (CTI); – Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
A dotação deste aviso é de 1.000.000,00 de euros, com cofinanciamento a 60% para as operações com data de conclusão da operação até 31-09-2025.
Consulte os Avisos em Avisos | Algarve (portugal2030.pt)