EMBRC.PT | Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos Portugal, na RTP

1 de Abril, 2025

No dia 29 de março, foi este o projeto em destaque no “Europa à Porta”, um programa da RTP que conta com a parceria o ALGARVE 2030 e dá a conhecer projetos apoiados pelos fundos europeus na região.

Assista aqui: https://fb.watch/yGAK-DchHq/

O Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) é uma infraestrutura de investigação europeia, sediada em Paris, que oferece à comunidade académica, investigadores e empresas acesso a recursos marinhos, serviços, equipamentos e instalações. Para cumprir estes objetivos, reúne mais de 45 estações marinhas e centros de investigação de dez países: Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Israel, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia, competindo à Assembleia Geral tomar as decisões relativas à estratégia, gestão e desenvolvimento científico.

Através do EMBRC, as instalações e instrumentos de ponta que integram estas estações marinhas e centros de investigação ficam acessíveis a toda a comunidade científica, funções consideradas por Adelino Canário “essenciais para a ciência, pois ao tornarem acessíveis instalações e equipamentos de ponta, estão a facilitar a realização de investigação de alto nível”.

Na região do Algarve, com o apoio do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, foi aprovada e executada a criação de uma infraestrutura científica para o Laboratório nacional de referência no Campus de Gambelas, em Faro, uma despesa elegível de 8 milhões e 226 mil euros e uma comparticipação de 5 milhões e 100 mil euros de Fundos Europeus.

Resultante da associação a vários países, há um grande leque de oportunidades para investigadores portugueses poderem fazer investigação noutros países. Estes laboratórios, são também um instrumento para as empresas desenvolverem ou aperfeiçoarem os seus produtos, permitindo a partilha de boas práticas e a transferência de tecnologia para os mercados.

Portugal tem tido um papel importante na criação e implementação do EMBRC, e resultado disso é a aposta na região do Algarve para o desenvolvimento contínuo daquela infraestrutura em que o CCMAR-Algarve coordena o nó nacional com a participação do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Instituto do Mar (IMAR) e Algoteca de Coimbra (ACOI).

O CCMAR-Algarve é uma Instituição de Utilidade Pública e um dos principais centros europeus de investigação em ciências marinhas.

Mais informações em www.ccmar.ualg.pt.

Não perca os próximos episódios do programa Europa à Porta, todos os sábados, às 20h30, na RTP3.

Reveja todos os episódios aqui: https://www.rtp.pt/play/p14639/europa-a-porta

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos